Notícias

Placa eletrônica versus compressor

Depois de conhecer os muitos benefícios e praticidades do purificador de água nos deparamos com um mar de marcas e modelos muito variados de aparelhos. Uma das praticidades do purificador é a refrigeração que não é só cômoda, mas muito útil para ganhar um espaço extra na geladeira.

Percorrendo pelo mar de purificadores e suas especificações podemos esbarrar em um quesito que quem nunca teve um purificador não costuma priorizar: compressor ou placa eletrônica?

O compressor é uma tecnologia mais antiga que a placa e está presente em qualquer geladeira de médio e grande porte. Funciona a partir de um sistema simples onde tem a função de fazer circular o fluido refrigerante por uma rede de serpentinas. O motor é bastante robusto e resistente recebendo o gás quente por conta da temperatura de tudo o que está gelando e do outro lado bombeia o fluido, agora em forma de líquido congelante. Essa poderosa capacidade de sobreviver por muitos anos em um ciclo de choque térmico entrega grande capacidade de refrigeração em qualquer sistema que seja aplicado, todavia, o motor gera ruídos e vibração mesmo que intermitente, pois ao chegar na temperatura regulada, ele desliga sozinho.

A placa eletrônica, conhecida no meio tecnológico como pastilha Peltier, utiliza de um princípio físico de mesmo nome para refrigerar. De forma simplificada, são placas de cerâmica recheadas como um sanduiche com elementos condutores e semicondutores que arranjados de forma específica permitem que uma das placas de cerâmica fique mais fria e a outra placa bastante quente. O maior benefício desse sistema em um purificador é o tamanho e o custo do aparelho que é bastante menor que um aparelho com motor compressor. Em contrapartida, a placa Peltier tem uma autonomia baixa entregando menos da metade do volume de água gelada de um compressor e praticamente não desliga onde o termostato (peça que avalia e controla a refrigeração) regula a corrente elétrica de forma proporcional a temperatura interna do reservatório que pouco chega na quantia ideal, gastando quase dez vezes mais energia e tornando a vida útil do aparelho bem mais baixa quando comparado com um purificador com compressor.

Agora que conheceu a qualidade do compressor em comparação a placa eletrônica, conheça também na Palmero os aparelhos com motor mais confiáveis do mercado. Temos quase trinta anos de experiência em purificadores e aqui trabalhamos com o que tem de melhor para atendermos você e a sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse conosco!